Se há um cineasta que podemos chamar de “nerd-mor”,
este é Kevin Smith. O diretor, produtor, roteirista, editor e ator sempre
adiciona a seus filmes inúmeras referências à cultura pop através de diálogos
envolvendo filmes, quadrinhos, seriados e afins. Seu primeiro filme de sucesso,
O Balconista, custou menos de 30.000
dólares para ser feito e boa parte do orçamento foi obtida graças à venda de
sua coleção de quadrinhos. As duas locações principais da narrativa – uma loja
de conveniência e uma locadora – eram lugares onde Smith realmente trabalhou na
época, provavelmente lendo muito e assistindo filmes para passar o tempo, assim
acumulando muito conhecimento sobre a cultura nerd.
O Balconista (Clerks, 1994)
É
uma manhã qualquer quando Dante Hicks (Brian O’Halloran) recebe uma ligação de
seu chefe solicitando-o a abrir a loja de conveniência Quick Stop em seu dia de
folga, pois o outro funcionário está doente e seu chefe só estará disponível ao
meio-dia. Como se isso não bastasse, Dante ainda tem que lidar com o
inconsequente Randal Graves (Jeff Anderson), seu amigo de longa data e funcionário
da locadora ao lado, e os inúmeros problemas que este o trás. Há também a
revelação “bombástica” de sua namorada Veronica (Marilyn Ghigliotti) e a
descoberta de que Caitlin (Lisa Spoonhauer), sua antiga namorada e grande amor,
irá se casar em breve. E, claro, a presença de clientes de todos os tipos,
alguns mais inconvenientes do que outros.
Toda
a trama de O Balconista é
apresentada, desenvolvida e concluída no decorrer de um dia. Devido ao baixo
orçamento, o filme é todo em preto e branco e depende fortemente dos
personagens e diálogos para se manter, o que felizmente acontece. Há bastante
espaço para explorar o caráter de Dante e Randal e a dinâmica entre eles e suas
personalidades diferentes. As situações (envolvendo um jogo de hockey, um
velório e sexo no banheiro, entre outras) são absurdas e os diálogos são muito
envolventes e passeiam por diversos temas como sexo, Star Wars, responsabilidade para com relacionamentos, velhos conhecidos
e a incerteza do futuro. Os melhores momentos são aqueles nos quais os amigos,
ambos com 22 anos de idade, se questionam – e são questionados por Veronica – sobre
o atual momento de suas vidas e a falta de perspectiva sobre o que acontecerá
em seguida, algo que aflige muitas pessoas, eu incluso.
Passeando
entre o filosófico e o hilário, O
Balconista ainda nos apresenta à dupla Jay (Jason Mewes) e Silent Bob (o
próprio Kevin Smith), dois amigos traficantes que passam o dia em frente à loja
esperando por sua clientela. Estes dois personagens se tornariam a alma e o elo
do universo cinematográfico estabelecido por Smith, que abrange seis longas – O Balconista (1994), Barrados no Shopping (1995), Procura-se Amy (1997), Dogma (1999), O Império (do Besteirol) Contra-ataca (2001) e O Balconista 2 (2006). Jay e Silent Bob são os únicos personagens
presentes em todos eles, sempre interpretados por Mewes e Smith de forma
absurdamente divertida.
Nota: *****
Enquanto Jay e Silent Bob aparecem em todos
os filmes, eles nunca foram o foco, atuando apenas como coadjuvantes – em Procura-se Amy, a dupla aparece apenas
em uma cena, na qual Silent Bob, em um dos raros momentos em que fala, exercita
um belo monólogo sobre a garota do título. O protagonismo veio apenas com o
quinto filme, Jay and Silent Bob Strike
Back, cujo título foi porca e ridiculamente adaptado para o mercado
brasileiro como O Império (do Besteirol)
Contra-ataca. Planejado por Kevin Smith como um desfecho não só para a
dupla como também para o universo cinematográfico iniciado em 1994, o filme –
bem mediano – não apresentou um final digno, o que levou Smith a revisitar a história
que começou tudo, afinal seria muito interessante saber o que aconteceu com
Dante Hicks e Randal Graves após todos estes anos.
O Balconista 2 (Clerks II, 2006)
O Balconista 2 acompanha Dante e Randal
dez anos após os eventos do filme original. O Quick Stop foi destruído pelo
fogo um ano antes e os amigos agora trabalham na lanchonete Mooby’s. Dante,
aparentemente feliz, está às vésperas de ir para a Flórida com sua noiva Emma
(Jennifer Schwalbach) e começar uma vida nova, enquanto Randal sofre por seu
melhor amigo estar de partida e acabar virando um pau-mandado nas mãos da
esposa. Somos apresentados aos outros funcionários do Mooby’s: Elias (Trevor
Fehrman), um nerd adolescente apaixonado por O Senhor dos Anéis e merdas como Transformers, sofrendo com o bullying
de Randal, e Becky (Rosario Dawson), a gerente que flerta com Dante e o
provoca quando ambos conversam sobre este se casar e ter todas as decisões
importantes de sua vida tomadas por Emma, já que ele mesmo prefere evitar este
fardo. Jay e Silent Bob continuam na mesma vida marginal e adotam a fachada do
Mooby’s como seu novo local de “trabalho”.
O Balconista 2 não possui o mesmo brilho
e inteligência do primeiro filme. Contudo, seu grande mérito é ser fiel a ele. Dante
e Randal continuam os mesmos. Toda a trama se passa em questão de horas – com exceção
do prólogo, iniciado em preto e branco, assim como em 1994, e do epílogo. Ainda
temos situações absurdas (lembrem-se do jumento) e diálogos bem escritos
envolvendo nerdices e reflexões sobre a vida – se no filme de 1994 Dante e
Randal se questionavam sobre aquela etapa e o futuro incerto, aqui eles
discorrem sobre como o tempo às vezes pode passar rápido sem ter sido
aproveitado, o que também aflige muitas pessoas, eu incluso.
Para
quem era jovem e acompanhou o lançamento de O
Balconista no já longínquo ano de 1994, a continuação deve ter dado uma
severa crise de nostalgia 12 anos depois. O
Balconista 2 foi uma conclusão imensamente mais digna ao legado de Jay e
Silent Bob (não estou incluindo aqui a animação Jay & Silent Bob’s Super Groovy Cartoon Movie, de 2013), além
de Dante e Randal. Isto é, seria, afinal Kevin Smith, provavelmente devido aos
filmes que anda dirigindo sem ter muito controle criativo, anunciou que um
terceiro filme dos amigos será lançado nos próximos anos. Nos resta aguardar e
torcer para que a saga continue divertida, e com momentos reflexivos.
Nota: ****
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